Domingo, 20 de Agosto de 2006
Respondendo perguntas

Exercícios com pesos (musculação) faz mal a coluna e articulações?

     Ao jogarmos uma partida de voleibol, futebol, basquetebol, ou até, praticarmos o judô enfim, em qualquer desporto, existirão vários momentos nos quais estaremos colocando em risco a integridade da nossa coluna vertebral e articulações. Obviamente nestes momentos não estamos preocupados com a nossa coluna ou articulações.

     No caso da musculação, quando bem orientada, e é claro, por um Prof. de Educação Física (que por muitas das vezes não é) que deverá estar atento ao posicionamento do seu aluno ao executar um exercício, afim de evitar ao máximo qualquer tipo de lesão mio-ósteo-articular . Mas primeiramente, ao se entrar num ginásio, o aluno deverá executar uma Avaliação Funcional que provavelmente constará de uma Avaliação Postural. Esta avaliação inicial deveria ser obrigatória, porque é de suma importância na programação dos exercícios adequados e na determinação dos exercícios inadequados (que devem ser evitados).

     Musculação bem orientada, é uma das actividades mais seguras, e que menos mal faz a coluna vertebral, e dependendo do caso, pelo contrário pode ajudar na compensação de vários problemas posturais.

Francisco Sousa

É verdade que se aplicarmos crioterapia antes do US , a terapia poderá ser mais profunda?

Sim, pois o gelo faz com que as estruturas se comprimam, assim torna a menor absorção do US na superfície. A aplicação ultra-sónica consiste em provocar certo grau de aquecimento tecidual , portanto, decida-se: aquecimento ou resfriamento que queres objectivar . Caso utilize o Ultra-som após a crioterapia , utilize com efeito mecânico e menos térmico pulsátil ).

Que tipo de Ultra-som deve ser usado: pulsado ou contínuo?

Contínuo eleva mais a temperatura do tecido, e o pulsado diminui os efeitos térmicos;

Os efeitos não térmicos do US incluem a estimulação da regeneração dos tecidos moles e restauração óssea, aumento do fluxo sangüíneo, mudanças no metabolismo das células e promovem alívio da dor.

Observa-se que o modo contínuo aumenta a expansibilidade em estruturas ricas em colágeno, aumenta na mobilidade articular, diminui o espasmo e a dor, aumenta o fluxo sangüíneo e dá velocidade de condução nervosa, produzindo ainda, reações inflamatórias medianas (liberações histamínicas).

 

 



publicado por fisio100 às 15:19
link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De Tanja Samira Jorgic a 30 de Novembro de 2006 às 03:57
Queridos colegas Terapeutas...
O site do Grupo NOI ( Instituo Neuro-ortopedico da Australasia) e reconhecido mundialmente como o site mais visitado que lida com terapias manuais e tecnicas neurodinamicas: mobilizacao do sistema nervoso.

Atualmente estamos no processo de traducao do best seller "Explain Pain" escrito por David Butler e Lorimer Moseley para a lingua portuguesa. Este livro explora os principais sistemas corpóreos e descreve como estes, contribuem e respondem à dor.

Nos gostariamos de convida-los a participarem do link de DISCUSSAO em nosso site,www.noigroup.com, tanto contribuindo com respostas quanto iniciando novos debates.

A maior parte deste site e im Ingles. Portanto, caso voce se sinta a vontade em " arriscar " em ingles…. Va em frente e faca parte dos debates que envolvem profissionais do mundo inteiro! Por outro lado…. Se voce prefere escrever em portugues nao se acanhe... e nos traduziremos a sua resposta.

Portanto, sinta-se a vontade … esperamos OUVIR… ou melhor ver os seus novos " posts" no nosso site em breve.

Com Carinhosas saudacoes do outro lado do mundo….

Tanja Samira Jorgic

----------------------------

Como fazer o seu registro no site!

Caso voce esteja tendo algum tipo de dificuldade em fazer seu registro nesse site….seja por motivos tecnologicos ou por causa da lingua inglesa…

Aqui seguem instrucoes passo a passo de como fazer parte do nosso grupo de amigos.

Uma vez no site www.noigroup.com

Clique em Discussion e depois em Register

Clique em Agree ( concordo ) com o termo de privacidade

Agora voce pode preencher a ficha de dados pessoais. ( Importante que seu Login nao precisa ser o mesmo que o seu "Apelido" ( publicly displayed name) que sera visto no site.

Finalize por: Submit Registration

PRONTO! Voce esta registrado, interligado a fisioterapeutas, medicos e pacientes do mundo inteiro!








De line a 24 de Julho de 2010 às 02:30
Oii, quero pedir sua ajuda! Bom, a quase 6 anos que não sei o que é não sentir dor no meu joelho esquerdo. Eu praticava esportes, e estava em um campeonato de futsal, onde tive uma queda. No momento não senti muita dor, mas depois estava com muita dor, o joelho inchou, e depois também ficou roxo. Como não houve melhora, procurei um ortopedista. Ele me disse que era os meniscos, me pediu para fazer fisioterapia e me receitou antiflamatório. A fisio me ajudou muito, então o medico me falou que se voltasse a doer eu teria que operar. Passaram-se 2 anos e não agüentei mais a dor, resolvi voltar para operar. Fiz uma cirurgia artroscopica . do pos-operatório tive edema, inflamação, o medico chegou a fazer infiltração para diminuir a dor, mas não teve sucesso. resolvi procurar outro méico. me receitou anti-flamatorio e fisioterapia, e poderia depois fazer academia para fortalecimento. Mas isso nao resolveu. Procurei outro médico. Novamente fisioterapia e antiflamatorio. Fiz 20 seçoes de fisio, isso aconteceu no final do ano. Eu estava melhor, sem dores fortes, e poucas vezes sentia dor. Mas em março tive um entorse no tornozelo, onde começou a dor novamente, pois foi di lado esquerdo tambem. Como a dor nao passava, fui em um medico, outro ortopedista. Esse meu medico atual. Me pediu varios exames de sangue (que sempre estao bons), raio X, ressonanssia. Ele constatou condromalacia. Novamente fisioterapia e antiflamatorio. Sobre cirurgia, ele falou que nao iria fazer, só ultimo caso. Estou fazendo fisio, ja fiz umas 15 seçoes, estou mais alongada, mas a dor nao passa! Ja nao sei o que eu faço, pois sempre que fiz fisio ajudava, mas acabava voltando e dessa vez a dor nao esta passando. É muito tempo sofrendo com essa dor, procurei varios medicos e nada de melhora. O que devo fazer?? Cirurgia seria a soluçao? Me ajuda por favor. Grata, Aline.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30



posts recentes

...

PERIOSTITE DO TIBIAL ANTE...

Crioterapia - somente vas...

Massagista, uma profissão...

Histórico Profissional - ...

Fisioterapia Desportiva

A consulta a um fisiotera...

Quanto mais directo o ace...

Respondendo perguntas

Avaliação Funcional em Gi...

arquivos

Março 2013

Outubro 2007

Outubro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

tags

todas as tags

favoritos

Quanto mais directo o ace...

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds